A icônica Torre Vlooyberg em Tielt-Winge, na Bélgica, projetada pelo escritório Close to bone, foi severamente danificada por uma explosão. Inaugurada em maio de 2015, a ousada estrutura sofreu danos na madrugada de sábado para domingo passado, segundo relatou o jornal VRT.
De acordo com o VRT, trata-se de um ataque incendiário e, nas palavras do prefeito Rudi Beeken, "há sinais claros de que não foi um acidente."
A estrutura tem sido uma proeminente atração turística para o município de Tielt-Winge desde sua inauguração. Revestida de aço corten, a torre de escadas ocupa o local de uma antiga torre de vigilância de madeira, danificada de maneira irreparável por incêndios criminosos e, finalmente, substituída. A nova torre de 10 metros de altura foi projetada especificamente para resistir ao vandalismo, sendo “um novo objeto monumental capaz de resistir às forças do tempo”.
O chefe da polícia local me ligou às 3 da manhã. Seu pessoal estava na torre e descobriu que ela estava muito danificada. Houve uma explosão; aparentemente, alguém detonou algo no base. É uma pena, porque agora as férias de verão estão começando. Eu não faço ideia por que alguém poderia ter feito uma coisa dessas. Este é o pior tipo de delinquência, na minha opinião.
-Prefeito de Tielt-Winge, Rudi Beeken, para o VRT
O jornal também publicou que a recuperação da torre poderá envolver uma campanha de financiamento coletivo.
Saiba mais sobre a Torre Vlooyberg aqui.
Via: Close to bone / VRT
Torre Vlooyberg / Close to bone
31 Descrição enviada pela equipe de projeto. O município de Brabante Flamenco em Tielt-Winge tem sido um lugar para que as pessoas desfrutem de um notável exemplo de arquitetura paisagística desde maio de 2015.